sábado, 24 de novembro de 2012

33º G.P das Galinheiras - A Minha Prova

Já tive alguns momentos de azar durante provas, o mais vulgar é talvez o atacador desapertar a meio do percurso (normalmente isto acontece quando estou no meu melhor momento).
O mais invulgar, talvez a queda que dei na Corrida do Oriente deste ano, quando tropecei num atleta que estava caído pois este tinha tropeçado no empedrado, e eu só o vi quando estava a uns 15cm dele.

Pois a prova de hoje, acho que foi a pior de todas. Mas mesmo assim, não lhe fiquei com um sabor amargo (como fiquei no Oriente).
Ora para começar:
Fui levantar o dorsal e não encontram o meu nome/nº, depois lá começam a procurar e vêm que estou inscrito como Infantil...
Hmmm, ora eu até nem me importava assim tanto, até podia ser a prova onde eu (finalmente) conseguisse ficar nos 3 primeiros. Mas o que eu queria era mesmo correr 10km =P
Lá me fizeram a correção.

Depois lá começam as provas (com uns 10min de atraso), 1º os Benjamins e assim por diante...
Passado cerca de uma hora, lá partem os M-60 e restantes VET, SEN F e Juvenis.
Começo o aquecimento, faço 4km em cerca de 20min, faço uns exercicios e uns alongamentos e lá vou para a partida.
 Como partida leia-se "risco pintado a spray com um P, e uma seta a apontar para cima". Não, não estou a criticar, sempre é mais rápido do que estar a montar/desmontar aqueles insufláveis, com a chuva acaba por desaparecer e sai muito mais barato (não esquecer que esta prova era à borla).

Ora, já estamos todos na partida e só falta o tiro. Mas, lá vem alguém da organização e diz-nos que ainda não podemos partir, pois os últimos da prova anterior ainda não tinham chegado.
Portanto, toca a correr mais um bocado... Passados aí uns 10min, lá vem a ambulância e à frente, a última atleta.
Por fim podemos partir, é dado o tiro (leia-se buzina) e bora!

1km a subir, só para termos cuidado com os excessos de velocidade.
Os 2km seguintes são a descer, por isso já dá para impor um ritmo mais forte sem cansar muito.
É aqui que tenho mais um azar, a banda cardíaca começa a escorregar pelo peito abaixo (devido à chuva), e quando estava a ajeitar a dita, esta solta-se. Resultado, tive que parar para meter a bicha no sítio. Ainda estive para levar aquilo na mão e esquecer, mas agora que me habituei a correr através da FC, tive mesmo que voltar a meter aquilo.

Proseguindo...
Os restantes 5.5km são um misto de sobe, desce e plano. Ou seja, o normal.
E é aqui que volto a ter mais um azar. Desta vez é a m**** do atacador! Eu, por hábito, costumo rever sempre os nós antes de uma partida. Às vezes nem lhes chego a mexer, mas se acabo por nem sequer olhar para eles, mais tarde ou mais cedo é certo, tenho que parar para atar.

Os 2km finais, sim porque se pensam que isto é uma prova de 10km oficiais estão muito enganados (levam, pelo menos, com 10.5km só para não refilarem), são feitos a subir.
Por fim lá aparece a meta, e eu acabo com os bofes de fora todo roto. Acabei com um tempo de 39:48min para os 10.57km, e passei aos 10km com 37:25min.
Não foi o melhor dos resultados, mas considerando que fiquei em 26º da geral (em 123), do escalão, e praticamente todos os que ficaram à minha frente eram de clubes, acho que correu muito bem (daí não ter ficado minimamente chateado, com tudo o que correu mal neste dia).

Depois, ainda tive direito a uma medalha, t-shirt técnica e bom convívio. Isto tudo pelo magnífico preço de 0€!
Mesmo assim, de um total de mais de 500 atletas para todas as provas, houve muita gente que se inscreveu e depois não apareceu. Medo da chuva?

Resumindo, que isto já se alongou demasiado, gostei muito! E, se tudo correr bem, para o ano lá estarei novamente.

Boas corridas!

8 comentários:

  1. Olá kayro. Não cheguei a ir, mas gostei do teu relato! Estou a ver que foi mais ou menos como o GPA Cândido de Oliveira. É também uma prova muito competitiva e estiveste muito bem! Qualquer dia estás no pódio do teu escalão também... ;)

    Eu nunca me aconteceu desapertar-se os atacadores, porque dou sempre dois nós. Na prova de S. João havia lá um rapaz que parou para atar os atacadores mais de uma meia-dúzia de vezes, não estou a exagerar... Mas que raio de nós é que dão para aquilo acontecer??

    Continuação de boas corridas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, já vi que estas provas de bairro mais pequenas, são muito mais competitivas.

      Eu também dou 2 nós, mas mesmo assim...
      O que é estranho, é que isto acontece SEMPRE no pé esquerdo =/

      Eliminar
  2. Com tantos percalços e azares, foi um tempo excelente. Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago. E sim, o tempo que fiz foi uma das razões porque gostei tanto da prova ;)

      Abraço.

      Eliminar
  3. Isso é que é preciso. Apesar dos precalços, gostaste da prova e queres voltar.
    E fizeste um excelente tempo. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lhe tinha tomado o gosto no ano passado, este ano teve foi um sabor agri-doce, mas mais para o doce =P
      E se tudo correr bem, vai fazer sempre parte do meu calendário.
      Beijo.

      Eliminar
  4. Não tinha visto o post sobre o GP. Já tinha feito provas em que a distância não era 10Km, mas sempre para menos! Agora esta, cerca de 10,6km e com os últimos 2km sempre a subir foi para matar mesmo.

    Em termos de escalão fiquei "atrás" de ti, e na geral se não me engano fiquei em 29º. Posso só ter ficado em 8º mas foi a minha primeira medalha por classificação, por isso teve um gosto especial :)Foi a minha prova "de bairro" e gostei bastante (a chuva é que podia ter perdoado!).

    De qualquer forma foi um bom treino, para mim para a meia, para ti para a maratona! Parabéns pelo resultado!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida que foi um bom treino. Agora estamos ambos mais que preparados para a Almirante Reis =P

      Abraço e força para a Meia!

      Eliminar