quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tempo para a Culinária

E tal como tinha dito, aqui fica a receita de como fazer um gel energético caseiro.
Existem apenas 3 ingredientes base:
  • Mel
  • Melaço
  • Geleia de Arroz
O mel e o melaço foram fáceis de adquirir, o problema foi a geleia. Digo isto porque o nome em Inglês é "brown rice syrup", que traduzido à letra significa xarope de arroz integral. Ora, mas e encotrar isto? Isso é que foi uma aventura, porque ninguém a quem perguntei sabia o que raio isto era (inclusive perguntaram-me se não era vinagre de arroz =S).
Depois lá experimentei ir até ao Celeiro e eventualmente encontrei. Não com o nome de xarope, mas de geleia. E mesmo assim, até no Celeiro aquilo tem 2 nomes, pois no talão está "Delicia de Arroz"...

E agora a receita propriamente dita:
Voçês querem uma proporção de 50% de Geleia de Arroz, 30% de Mel e 20% de Melaço.

Para vos dar o exmplo, na minha primeira "fornada" usei 5 colheres de sopa de geleia, 3 de mel  e 2 de melaço (deu-me para 4 geis de 30ml cada)
Mexi bem, juntei sal (pois transpiro bastante e então agora com o calor...), e depois juntei umas gotas de sumo de limão e de lima (isto é opcional, e podem juntar quaisquer sabores que queiram, inclusive café para dar aquele "boost" da cafeína).
Depois volta-se a mexer bem e está feito. Se acharem que está demasiado viscoso, podem juntar água (mas não muita).

Agora, onde colocar a mistela?

Neste passo têm de ser imaginativos. Arranjem algo que seja pequeno, que dê para caber num bolso, e que seja fácil de manusear, pois não se esqueçam que isto é para se tomar enquanto se corre.
Eu usei frascos de Soro Fisiológico. Lavei-os bem, e depois arranquei a parte que deita as gotas. Os meus têm a capacidade de 60ml, por isso, se eu considerar cada gel como 30ml, cada frasquinho dá para 2 geis, porreiro não? =P

Quanto a quando os tomar, a norma é tomar-se um gel a cada 25-45 mins. Pessoalmente, acho que se não forem correr mais do que 1 hora, não vale a pena tomar isto (só estão a meter quantidades enormes de açucar no vosso corpo, que provavelmente não precisam).
Agora se foram correr mais de 1 hora, vão testando a altura ideal para o tomar. Não devem tomar quando já estiverem sem energia, mas também não devem tomar mal tenham corrido uns kms.
Eu, se for fazer um treino até 20kms, apenas tomo um gel aos 10km. Se for correr mais que isso, tomo 2, um aos primeiros  10km e outro nos segundos 10km.

E pronto aqui fica a maneira de como fazer um gel caseiro, que podem personalizar como quiserem (há pessoal que até põe sementes de chia lá para dentro) e ainda ficam a poupar uns valentes euros.

Boas corridas!





3 comentários:

  1. Humm...parece-me uma boa ideia.
    E já provaste algum? São bons?
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim já. Acabei na 4ª a primeira fornada. Quando provei (após ter feito), ficou com um sabor muito doce (daí ter usado sumo de limao).
      Mas durante o treino nem se nota, porque o que o corpo quer são os hidratos que aquilo tem e quer lá saber se aquilo é doce ou salgado =P

      Eliminar
  2. Boa sugestão! Eu estou sempre à procura de altenativas naturais energéticas. Geralmente como passas ou cubos de marmelada nos treinos mais longos. Mas fazer o meu próprio gel é outra coisa... ;)

    ResponderEliminar