domingo, 19 de agosto de 2012

A 2ª Semana - 13/8 a 19/8

E foi assim que a 2ª semana correu (literalmente):
Segunda: ...
Terça: Base - 13km (c/10x100m) - 58:10m
Quarta: Médio-Longo - 19km - 1:22:23h
Quinta: Recuperação - 8km - 39:10m
Sexta: Base - 14km - 1:00:38h
Sábado: Recuperação - 8km - 39:10m
Domingo: Marathon Pace - 26km c/13km a ritmo de Maratona (4:09min/km) - 1:50:49h

Total Semanal:
6 treinos
Distância: 88km
Tempo: 6:30:20h
Ganho de Elevação: 754m
Frequência Cardiaca Média: 163 bpm
Calorias: 4.824

 O treino a ritmo de Maratona foi bastante duro e acabei todo roto, mas bastante satisfeito.
Testei correr com uma daquelas garrafas de mão, mais especificamente esta, e dei-me bastante bem com a coisa (há uns tempos nunca me imaginaria a correr com uma coisa destas).
Também testei o meu gel energético caseiro e correu tudo 5 estrelas (posteriormente colocarei uma mensagem a ensinar como fazer).

Resumindo, foi uma excelente semana de treinos (agora espero que as outras 16 sejam assim =P).
Boas corridas!

3 comentários:

  1. bom dia

    sem ser um grande entendido em corrida, o teu plano de treinos deixa-me 2 duvidas:

    - segundo sei, tens 1.25h na meia. pretendes fazer menos de 3h na tua primeira maratona?

    - para 6 treinos, que incluem longos e de recuperação, médias de RPM de 161 e 163, não serão demasiado elevadas?

    abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Hugo! Em relação às perguntas:
      1 - O meu objectivo é fazer 2:55h. Quanto ao tempo da Meia, esse já tem 5 meses e eu sei que na altura podia ter feito melhor se tivesse tomado mais precauções com o calor (beber mais água, ter levado boné, e talvez ter comido mais do que um cubo de marmelada) e talvez não tendo acelerado tanto no inicio.

      2 - Eu treino usando a chamada HRR (heart rate reserve), que basicamente é a diferença entre a pulsação maxima (198 no meu caso) e a pulsação de descanço (45 no meu caso). Usando este método consegue-se treinar usando todo o potencial da nossa pulsação (segundo o que diz no livro que estou a seguir).
      Ou seja, os 161bpm correspondem a 75% da HRR, que é a percentagem ideal. E é muito mais eficaz do que se eu usa-se só a FC Máxima, pois aí os 75% correspondiam a apenas 148bpm, o que faria com o estimulo do treino não fosse tão eficaz.

      Espero ter respondido como deve de ser =P
      Abraço e boas corridas!

      Eliminar
  2. Estou impressionada com o teu ritmo de maratona!! Vão ser umas semanas duras, mas espero que consigas o teu objectivo! :)

    Tens de contar então a tua história de "pseudo-atleta" como dizes :), quero saber o segredo dessa velocidade. :D

    Boas corridas!

    ResponderEliminar