segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Como Tudo Começou

Desde que me lembro sempre tive excesso de peso, e o facto da família ser alentejana e de passar grande parte do tempo com os avós não ajudava, pois a boca estava practicamente sempre a trabalhar (e não, não era conversa) e na maior parte dos casos nem eram coisas muito saudáveis.

Mas, como nesta altura ainda era criança, estava quase sempre na rua a correr de um lado para o outro, por isso a coisa ainda não era assim tão séria.
Depois veio a escola e a Ed. Fisica, o que ajudou a perder mais algumas gorduras, mas mesmo assim ainda continuava a ser o "gordito" da turma.
O problema veio depois de acabar o Secundário. A Ed. Fisica acabou, a alimentação era rica em gordura e açúcar e pobre naquilo que devia ser consumido em maior quantidade, e passei a ser ainda mais sedentário. Os 72kgs passaram aos 83 kgs...Até que um dia decidi que tinha que mudar de vida.
Sempre que passava de autocarro pelo Parque das Conchas via sempre pessoal a treinar, por isso decidi que aquele seria o local que iria mudar a minha vida.

No dia seguinte lá fui. Dei algumas voltas ao parque principal, não sei o tempo exato mas devem ter sido uns 40mins. Acabei cansado mas contente por saber que afinal não estava em tão baixo de forma como pensava.
O problema veio no dia seguinte, simplesmente não me conseguia mexer. Doía-me tudo! TUDO! Desde as pernas até aos ombros o meu corpo gritava de dor, o que fazia sentido considerando que não corria há quase 1 ano.
Disse para mim mesmo que tão cedo não voltava a correr. Mas, uns dias depois, já menos dorido, lá estava eu outra vez nas Conchas a correr. E a partir daí foi sempre assim uma vez por semana, quase sempre ao Sábado.

Até que em 2010 um colega no trabalho falou-me da Corrida do Tejo. Ora eu nunca tinha feito uma prova, mas estava com aquela "pica" de correr uma. Como tinha férias naquele período, juntei o útil ao agradável e inscrevi-me. Depois comecei a treinar 2x por semana até ao dia da prova.

Então veio o dia da prova. Nunca tinha visto tanta gente junta para correr/caminhar, o que até me causou alguma confusão no inicio pois não era possivel correr (mesmo assim acho que esta prova é excelente para quem quer começar a correr).
Mesmo assim, consegui fazer a prova toda a correr e num tempo bastante aceitável 51:55.
Depois vieram mais provas, mais treinos semanais, as lesões(!), e a evolução de um obeso para alguem com um peso dito normal.

E pronto foi assim que fiquei viciado nisto que é a corrida :)
Se alguém tiver tido a pachorra de ler isto tudo, os meus parabéns e um muito obrigado!

2 comentários:

  1. Eu tive a pachorra de ler isto =)
    Boa prova a da Corrida do Tejo. E parabéns por teres tido a coragem e a determinação necessária para começar a correr.
    É mesmo viciante correr, não é?
    Força para a Maratona!
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Ora boas Kayro, apenas hoje descobri o teu blogue (mais vale tarde do que nunca não é?) e gostei imediatamente por encontrar várias coisas que temos em comum....além do gosto pela corrida e do vicio da "endorphimite", começamos a correr mais ou menos na mesma altura (eu em Dezembro 2010 e tu umas semanas antes) e o motivo foi tb mais ou menos o mesmo....perder peso/volume e voltar a estar em forma. Impressionante a tua evolução neste pouco tempo (aqui já começam as diferenças:D...eu tb evoluí mas estou longe dos teus tempos)....muitos parabéns por isso ....ao navegar um pouco aqui pelo teu blogue vê-se logo de onde vem essa evolução...treino e força de vontade (quase 4.000km em 2012 é obra para um atleta amador). Bem, tens aqui mais um seguidor das tuas façanhas.
    Aquele abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar