quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Ultimar os Preparativos

Agora a desculpa de não ter colocado mais nenhuma mensagem não é da lesão, dessa já me livrei bem. O que tem acontecido, é que simplesmente achei que não valia a pena meter os últimos resumo semanal, pois têm sido quase sempre a mesma coisa.

E então o que tenho feito, perguntam? Que preparativos são esses, pá?
Ora não são mais nem menos, que as coisas que me vão acompanhar durante os próximos 4 meses de preparação para aquela que será a minha 2ª Maratona, a nova Maratona de Lisboa no dia 6 de Outubro.
Basicamente o que tenho andado a fazer, para além de escolher um plano (já lá vamos), foi a ver novos tipos de alongamentos, irei colocar um post sobre isso em breve mas só assim por alto, dão aí uns 15-0 aos alongamentos ditos normais, e também na alimentação, ver aquilo que resulta melhor tanto no pré como no pós treino.
Só para dar 2 exemplos, agora antes de treinos de velocidade costumo comer apenas uma banana e bebo uma chávena de chá verde e tenho que dizer que a coisa até resulta muito bem.
Para depois do treino, comecei a experimentar com as famosas papas de aveia. Tenho que dizer que nos 1ºs dias custou a habituar o paladar (estava demasiado habituado aqueles cereais açucarados), mas agora aquilo até já desce bem pela goela (e então se meter canela, e juntar um ovo nos dias mais puxados, cai que nem ginjas), ao contrário dos outros cereais onde tinha fome umas 2 horas depois, com as papas já aguento até à hora de almoço.

E quanto ao plano em si, optei por usar novamente os planos de treino que se encontram no livro Advanced Marathoning. Mas desta vez irei usar o 3º plano do livro (no ano passado usei o 2º), o que me vai levar a percorrer, no minímo, uns meros 2080km durante os próximos 4 meses. E mesmo assim, ainda vou alterar umas sessões do plano para incluir mais alguns treinos de velocidade (coisa que este plano peca um bocado durante os primeiros mesociclos).
Portanto, no dia 3 de Junho espera-me o inicio de um belo desafio. Sim, porque a parte mais difícil de uma Maratona é mesmo "sobreviver" ao treino ;)

Até lá, ainda vou fazer aquela que muito provavelmente vai ser a minha última prova até Outubro, a Corrida do Oriente.

E só para terminar, faz hoje exactamente 5 anos que fiz a minha primeira corrida (2 anos depois foi quando comecei a participar em provas e a treinar mais a sério). Sem fazer Educação Física, ou qualquer outro tipo de exercicio que não fosse estar sentado ao computador, há mais de 1 ano  decidi que ia aproveitar o Feriado (que já não é) para mudar de vida e perder o pote de 83kg que me tinha tornado.
 Sinceramente nem me lembro quanto tempo fiz, sei que dei umas voltas nas Conchas e depois fui a caminhar até casa. Mas aquilo de que me lembro perfeitamente foi das dores que tive no dia seguinte. Doía-me TUDO, desde os pés até ao pescoço (felizmente a cabeça estava a 100%). Qualquer movimento brusco que fizesse, desencadeava uns "ais", "uis", "ahhh" e por aí fora. E escadas? Bem, dessas é melhor nem falar, porque acho que até uma velhinha de bengala me ganhava a descer.
Mas, depois das dores passarem, 5 anos mais tarde e com 25kg a menos tenho que dizer que aquela foi uma das melhores, se não mesmo a melhor, decisão que tomei na vida.
E agora pergunto-me, e se naquele dia já tivessem extinguido este Feriado? Acho que é melhor nem pensar nisso =P

E por agora é tudo.
Para quem for ao Oriente no Domingo, desejo uma boa prova e lá nos veremos.
Até lá, um abraço e boas corridas!

15 comentários:

  1. Muito bom! Vamos ficar atentos e seguir com atenção as proximas mensagens.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! :) pelo longo "percurso" e pelos óptimos resultados e tempos que com ele alcanças-te :)


    Bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e votos de boa recuperação duma lesão bem chata ;)

      Eliminar
  3. Força nessa preparação, desta vez o objetivo tem de ser bem abaixo das 3h! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah vai ter que ser! =P
      Já no ano passado era para fazer abaixo das 3h, mas fiquei sem combustivel e rebentei aos 36km.

      Abraço e força nesses treinos ;)

      Eliminar
  4. Revejo-me um pouco na tua preparação.
    O plano de treinos já está pronto e também a começar no dia 3, só estava á espera do valor da inscrição para ver o que ia fazer.
    Não te esqueças do "treino" psicológico, não vai ser nada facil enfrentar o percurso entre Algés e o Parque das Nações.
    Boa preparação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu já vi o preço e nem é muito convidativo, mas lá terá que ser.
      E sim, essa parte do percurso vai ser bem bera. Especialmente se não houver muito atletas ao redor, porque publico é quase certo que não exista.
      Abraço e votos de uma preparação ;)

      Eliminar
  5. Boas Kayro, bela história a tua, que deve servir de exemplo a muita gente. Independentemente dos resultados desportivos (que no teu caso são excelentes), és um exemplo, que prova, que com força de vontade uma pessoa pode mudar a vida para melhor e ter prazer nisso.
    Desejo-te força e sorte (motivação não precisas) para os próximos meses e espero que consigas alcançar o objectivo a que te propões.
    Vai partilhando os treinos, as tuas experiências e dando dicas - pq é com as experiências de uns e outros que vamos aprendendo.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, se não fossem os concelhos e dicas de outros, eu provavelmente não seria nem metade do corredor que sou hoje.
      Abraço

      Eliminar
  6. Boa prova domingo e que depois comeces em força uma excelente preparação para a maratona.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago. Espero que essa recuperação esteja a ir bem ;)
      Abraço

      Eliminar
  7. Grande Kayro! Grande exemplo e força de vontade!
    Muita força para os treinos que se avizinham e no dia 6 de Outubro irás fazer uma prova espectacular.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa, espero bem que assim o seja ;)
      Bjs e espero que tenhas feito uma prova hoje.

      Eliminar
  8. Excelente post!
    Considero essa abordagem aos alongamentos aqui no blog uma promessa ;)
    E a divulgação de experiências de nutrição também é bem-vinda :))
    Felicidades!
    E se há 5 anos já não fosse feriado?...

    ResponderEliminar