terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

20kms de Cascais - A minha prova

O dia começou cinzento e com algum frio, pensei logo que lá para Cascais ainda devia de estar pior. Isto sem contar com o vento que costuma estar naquela zona, claro.
Como a minha mãe agora deu-lhe na cabeça para me acompanhar nas provas, em vez de ter ficado em casa a domir, aproveitei a boleia. Chegámos a Cascais por volta das 9:00h, e como já tinha ido buscar o dorsal na 6ª fomos fazer tempo até as 9:30h, que era a hora de começar a aquecer.

Chega as 9:30h, começo a aquecer e com quem é que me cruzo? Com o companheiro nº1, Manuel, do Fim da Europa. Acabámos for fazer o aquecimento juntos e depois toca a ir para a partida.
Tenho que dizer que não gostei nada desta partida, é que para além do pessoal que tem a mania de se meter logo à frente, mesmo sabendo que não vão fazer grandes tempos, havia também muito pessoal dos 5km... Mas enfim, adiante.
Bora lá começar 20km com uma subida? Bora!

Dá-se a partida, e toca a fazer um 1ºkm sempre  a subir!
Até ao km 5 a prova é dentro da vila de Cascais, por isso não existe nada de especial a dizer. Percurso citadino normal, com pouco ou nenhum apoio popular (tirando a parte onde passamos outra vez pela partida).

A partir daqui, é que começa a prova a sério. E embora o percurso seja practicamente plano, o que leva a pensar que vai ser fácil, o vento faz-nos cair na realidade. É verdade que nem estava assim tão forte, mas para quem agora se tornou peso leve (=P), e não tinha quase ninguém à frente a cortar, o vento acaba por fazer mossa. E no meu caso foi das grandes.
É que à partida, o meu objectivo era para ir a uma média de 3:52min/km, mas logo após o vento entrar em cena, isso foi à vida e simplesmente limitei-me a dar o meu melhor até ao ponto de retorno.

A partir do retorno, e como o vento agora já não era problema, foi só puxar pelo o corpo até à chegada.
Foi também no retorno que passei por muito pessoal conhecido, tanto da blogosfera como fora dela, e que me desejou força, o que sabe sempre bem quando já levamos uns kms valentes nas pernas ;)
E foi igualmente a partir aqui que senti uma coisa estranha. Ora eu já tinha mais de 13km nas pernas, a maior parte deles com vento em contra, mas por alguma razão nunca, mas nunca senti as pernas a fraquejar. Inclusive, senti-as como se os 13km anteriores não tivessem existido.
Obviamente que aproveitei o momento, acabei por conseguir baixar a média e  ainda deu para ultrapassar algum pessoal que já se estava a ir abaixo.

E 1 hora, 18 minutos e 30 segundos (40 pelo tempo oficial) depois de ter começado, cruzei a meta.
E está feito!

É verdade que não consegui fazer o tempo previsto, o que me deixa um bocado inseguro com o objectivo que tenho para a Meia. Mas ter tido aquela sensação de força nas pernas, já com aqueles kms todos, deixou-me imensamente contente!
Quanto a esta 30ª edição, foi boa mas espero que revejam a situação da partida e apliquem um maior controlo (porque quanto ao bom senso, acho que vai demorar muito).

Agora vai ser só treinos, e depois vem o 2º grande teste do ano!
Até lá um abraço e boas corridas!


6 comentários:

  1. Mas um excelente prestação e essa força na segunda metade da prova diz tudo!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que não tens nada que te sentir inseguro. Para além de não teres ficado longe do objectivo, como tu dizes: sentiste-te bem e com força até ao fim!

    Parabéns e continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas apenas espero que essa força daqui a mês e meio seja transformada em velocidade =P
      Bjs

      Eliminar
  3. Excelente prova. Sempre a voar. Abraço e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A voar não, pois com o vento ainda ia parar sei lá onde ;)
      Um abraço Tiago

      Eliminar