quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

E a Maratona, pá?

Bem, em primeiro lugar peço desculpa por ainda não ter escrito nada sobre a prova. Mas depois do que me aconteceu durante a prova, não estava com vontade nenhuma de descrever o que me aconteceu.
Mas agora, como já dormi uns dias sobre o assunto, a vontade de voltar ao blog lá apareceu.

Então a coisa foi mais ou menos assim:
Tinha o despertador para as 6:00 mas mal passava das 4:00 e já estava desperto. Ainda insisti em dormir e lá consegui... durante cerca de 1 hora. Eram 5:30 e disse para mim mesmo que já não valia a pena, por isso lá me levantei, e comecei a tratar das coisas habituais.
O pequeno almoço foi o mesmo dos treinos longos, Nestum com leite. Como ainda faltavam 3 horas para a partida, carreguei um pouco mais no Nestum.

Depois de comer, começo a besuntar as zonas mais criticas com vaselina e lá me equipo. Faço as verificações de última hora, vejo se falta alguma coisa e se está tudo em ordem. Está tudo, por isso vamos embora!
Apanhei o autocarro, e como não havia trânsito cheguei ao estádio antes do previsto (deviam de ser umas 7:45).

Por volta das 8:00 comi uma banana, e depois foi aguentar a espera ao frio até às 8:30, que era para começar o aquecimento.
Ainda antes do aquecimento, deu para conhecer a Isa, a Rute, que iam fazer a Estafeta, e o João Lima. Mas ele estava tão nervoso que nem me reconheceu (também é normal quando, não tenho nehuma foto minha aqui).

Aquecimento rápido, e bora aguentar os 10min que faltam na partida.
E por fim dá-se o tiro! O 1º objectivo passa por passar pelo pessoal que devia ter ficado mais atrás, mas resolveu meter-se à frente, e encontrar a lebre das 3:00 horas.

Nisto já estamos quase no Areeiro e nem sinal da lebre, depois olho para o relógio e vejo o ritmo: 3:53 min/km!
São quase 12 seg por km a menos que o planeado, mas a surpresa é que a pulsação está abaixo do valor normal (estava a 167bpm em vez de 174bpm), portanto deixo-me ir.

Chego aos 10km com 41 minutos, tomo metade do 1º gel, água e ainda dá para receber algum apoio dos atletas da Estafeta (sabe sempre bem).
Depois a partir daqui apanho um atleta Espanhol, que vai ser o meu companheiro de prova até aos 20km, a lá vamos os 2.
15km, tomo a 2ª metade do 1º gel e mais água. Olho para o relógio novamente e vejo que vou num ritmo que me permitiria acabar a prova em cerca de 2:50h, isto para uma pulsação mais baixa do que em treino!

Aproveito a descida do Marquês até ao Terreiro do Paço para descançar as pernas, sem aumentar muito o ritmo.
Estamos quase a chegar ao abastecimento dos 20km e não sei porquê, mas o meu companheiro fica para trás. Como à nossa frente ia outro atleta, aproveito para fazer dele a minha lebre.
Nisto chego à partida da Meia, olho para o relógio e vejo 1:25:06h! Espectáculo!

Mas depois começou a parte que considero a pior do percurso, a recta interminável até Algés. O atleta que ia à minha frente ficou para trás, e fico practicamente sozinho durante a recta toda (já se vê muito poucos atletas e todos estão pelo menos a uns 100m).
Km 25, tomo a 1ª metade do 2º gel e empurro com mais água. Estava com um pouco de medo de ter alguma dor de burro, devido a estar a beber água em todos os abastecimentos (aconteceu.-me nos treinos), mas o corpo estava-se a dar muito bem.

Depois, finalmente chego a Algés, faz-se o retorno, e lá se volta para a recta interminável. Aqui ainda se vê menos atletas à minha frente, e ainda para mais agora tenho vento em contra (não muito, mas já com quase 30km nas pernas, aquilo faz mossa).
30km, tomo a 2ª metade do 2º, e último, gel e mais água.

Chego ao Cais do Sodré, e sinto-me aliviado de já ter passado pela pior parte. Agora era só aguentar a Almirante Reis.

Mas, como nem tudo corre como o planeado, como ás vezes uma pequena coisa estraga tudo, a única coisa que nunca, mas nunca pensei que me fosse acontecer, aconteceu.
Estava agora nos 36km, só faltava a subida e fiquei sem combustível...
Nos treinos de 30km, tomei os mesmos 2 geis que tomei durante a prova e senti-me bem durante o tempo todo, e logo agora esta merda acontece...

E eu que em todas as provas que já fiz, nunca parei nem desisti, vi-me agora forçado a parar e foram muitas as vezes onde pensei em ir-me embora dali.
Sentia-me tonto, como se me estivesse sentado e me tivesse levantado de repente. Sentia as pernas fortes, mas ao mesmo tempo sem forças para correr.
Foram vários os atletas, portugueses e estrangeiros, que passaram por mim e puxaram por mim, mas as palavras deles simplesmente não entravam na minha cabeça, ouvia-os mas ao mesmo tempo não.
Houve duas alturas onde ainda pensei que ia cair ao chão, mas lá me aguentei.

E para culminar tudo, quando o meu orgulho já estava na lama, passa por mim a lebre das 3:00h. E aí, finalmente caí na realidade, o meu grande objectivo foi-se, esfumou-se, foi comido, cospido, pisado, ect...
Mas tenho que agradecer ao atleta lebre, durante a subida foi ele que puxou (e muito!) não só por mim, mas por todos os outros que foram devorados pelo chamado muro.
Mesmo assim, e após ter feito a subida com o grupo das 3:00h, ainda tive que parar quando já só faltavam uns 400m para o fim. Depois lá arranjei forças paras os 400m finais.
E assim foi, passei a meta com 3:02:02h (tempo de chip).
Devia estar com um sorriso de orelha a orelha, mas só me apetecia gritar de fúria...
Estava tão mal que nem consegui festejar o cruzar da meta, e aquele que devia ter sido o meu melhor momento desportivo até à data, foi o meu 2º pior, e só me apetecia chorar, gritar e sair dali para fora.
Mas a 1ª coisa que fiz, foi comer. Ainda antes de sair da pista comi uma banana, bebi chá, comi a barra de cereais e ainda a maça que estavam no saco.
Depois, como tinha a minha mãe e avós ali, ainda lhes cravei para ir à barraquinha do pão/bolos. Aí mamei um salame, uma broa (aquele bolo pequeno, não o pão), meio pão com chouriço, e ainda uma merenda que a minha avó tinha trazido.
Não sei se esta fome toda foi de raiva ou se foi mesmo de necessidade. Só sei, que aí 1 hora depois já me sentia muito melhor, embora o orgulho ainda estivesse muribundo. E assim ficou até 3ª-feira...


Aquilo que mais me lixa, é que eu podia ter feito muito melhor, se tivesse aproveitado as bananas dos abastecimentos (principalmente a partir dos 25km), ou se tivesse trazido mais 1 ou 2 geis.
É que pernas, eu tinha. E mesmo sem forças, não senti grande dificuldade na Almirante Reis.
E inclusive, não fiquei quase nada dorido e ontem até já recomecei a treinar (embora todos os treinos desta semana sejam de recuperação).

Mas enfim, o que já está já está. E que isto me sirva de lição para provas futuras...
Agora vou-me mas é focar na recuperação, para depois voltar em força aos treinos, e focar-me nas provas de 2013.

Por fim, quero apenas desejar muitos parabéns aos outros recém Maratonistas. E claro, aos Meio-Maratonistas e Estafetas!
E também agradecer todo o apoio que me foi dado tanto antes como durante a prova!
E por agora é tudo.

Boas corridas!



13 comentários:

  1. Sei que é uma frase feita mas "o que não nos mata torna-nos mais fortes".
    A experiência é um posto. Vais ver que na próxima vais corrigir estes pequenos pormenores e a prova irá correr de feição.
    Apesar de tudo, 3h02m??? Neste percurso??? GRANDE PROVA!!! PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
  2. Vá o importante agora é não desanimar! Fizeste uma maratona, e tens 22/23 anos (a minha idade também) e já a fizeste num tempo excelente! Agora precisas é de continuar a treinar, não desistir de nada, tens muitos objetivos para bater ainda.

    Força podes ir longe!

    PS: Tenho a sensação que ainda te vi algumas vezes durante a prova, e quase de certeza que esbarramos na meta, eu acabei a meia com cerca de 1h30m, o que equivale mais ou menos ao tempo que tu chegaste da maratona!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Estava no gradeamento antes da entrada do estádio, vi-te chegar num grande andamento e ainda lancei um "força R.", nunca pensei que tivesses passado por essas dificuldades todas no final. De qualquer forma fizeste um tempo excelente que te deves orgulhar e ainda tens muitas maratonas pela frente para bater recordes. Aprendemos com os erros e como soubeste identificá-los (falta de comida), para a próxima já não irão repetir-se.
    Abraço e boa recuperação.

    ResponderEliminar
  4. Cada um tem as suas capacidades e os seus objectivos e não deixa de ser curioso que fiques furioso contigo próprio tendo feito exactamente menos duas horas que alguém que se sentiu no cume do mundo por ter feito 5.02! :)

    Acho que deves estar muito orgulhoso contigo próprio por teres registado uma marca dessas com a tua idade, sinal que tens muita progressão para o futuro, e é a isso que tens que te agarrar.

    O muro é uma coisa terrível, sempre o imaginei mau mas só passando por ele é que se vê o quanto mau é, e faz parte do currículo de todo e qualquer maratonista.
    Portanto, cabeça levantada, orgulho alto que és um excepcional atleta e aquele tempo nunca se consegue à primeira.
    É que se fosse fácil, não tinha o mesmo valor! :)

    Um abraço

    PS - Agora já te conheço! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Kayro. Compreendo alguma da tua frustração por teres ficado a tão poucos minutos do teu objectivo, mas fizeste a tua PRIMEIRA Maratona em praticamente 3horas!!! Esse é um tempo para lá de bom, sobretudo quando és novo e tens as capacidades que tens, imagina o que podes fazer a seguir! Não deixes que esses 2 ou 3 minutos te tirem o orgulho do que atingiste.

    Muito parabéns!! Eu sabia que ias fazer um bom tempo, mas este foi excelente! Nem consigo imaginar... :)

    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
  6. Estás de parabéns! Corres-te uma maratona. E fizeste-a num tempo que faria feliz a grande maioria dos corredores de pelotão.

    Percebo o que estás a sentir; as tuas expectativas era outras. Mas deves retirar desta experiência aqui que tem de bom. Daqui por umas semanas já te apetece correr outra...

    Como percebes-te correr uma maratona é diferente de correr 30kms em treino. A alimentação é essencial. A gestão do esforço na primeira metade da prova outro. E outros factores haverá.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho impressionante o teu tempo, a sério!
    3h numa estreia numa Maratona! Acho mesmo espectacular!
    Claro que se durante a prova te ias a sentir bem e o teu objectivo era tentar chegar antes das 3h, é natural que estejas um pouco desiludido.
    Mas 3h numa maratona é brutal! Ainda por cima numa estreia!
    E quando eu e a Rute te vimos a passar no Cais do Sodré comentámos logo que ias super depressa e que quase nem parecia que te ia a custar. Parecias ir na boa.

    Parabéns caro maratonista! :)
    Para a próxima fazes melhor. Acho que tens grande potencial.

    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado a todos pelas mensagens! Acreditem que ajuda imenso a levantar a moral!

    João: Também não fazia ideia que o muro era assim. E realmente é algo que não quero voltar a passar mais na vida.

    ResponderEliminar
  9. O tempo foi espectacular!
    Podia ser melhor! Claro que podia mas a primeira maratona era para teste.
    Agora vamos lá ver o problema dos abastecimentos:
    Eu tenho como melhor marca 3:10.27 na maratona e só fiz abastecimento liquido com bebida isotónica pois na altura não havia mais nada (década de 80). Também passei pelo muro nessa prova mas foi curto e rápido.
    O que te pode ter estragado a prova não foi só a falta de abastecimento mas o tipo de treinos longos que fizestes e passo a explicar:
    Para a Maratona é fundamental treinar o organismo para situações semelhantes ao que vai acontecer durante a prova!
    Como se faz isso: muito "simples" treinos longos de duas horas em jejum (bebendo só um copo de água antes).Evidentemente a horas em que não esteja calor...
    Ao correr duas horas em jejum o organismo vai-se habituar a ir buscar outras reservas energéticas para alem dos hidratos de carbono e vai trabalhar em situações muito similares ao que vai acontecer na maratona.
    Claro que para correr duas horas em jejum tem que se treinar isso gradualmente e com calma e até levar algum abastecimento por uma questão de segurança.
    Eu não sou treinador de atletismo, muito longe disso, mas fui orientado por um treinador, muito competente e com larga experiência, que sempre defendeu os treinos longos em jejum para a maratona e que dizia (e diz) que fazer um treino longo com abastecimento é dar cabo de metade do treino!
    Claro que há outras maneiras de encarar o treino para a maratona e outros treinadores defendem outros princípios.
    Mas eu sempre me dei bem com este sistema e os resultados foram visíveis.
    Outra situação é aumentar a ingestão de hidratos de carbono (arroz massa, batatas, alguns doce, etc) nos dias que antecedem a prova.
    Tenho a certeza que vais fazer tempos muito bons na maratona pois a tua estreia foi excelente.
    Desculpa o tamanho deste comentário.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que se desculpar Jorge, o conhecimento não ocupa espaço.
      Eu já costumo fazer os treinos de recuperação num quase jejum, e não tenho tido problemas nenhums. Mas tenho que admitir que fazer um treino acima de 2 horas sem nada, mete um bocado de medo (ainda mais se considerar aquilo por que passei na Maratona).
      Mas prometo que ainda vou tentar fazer isso ;)
      Abraço!

      Eliminar
  10. Ricardo, partilho a tua tristeza e o teu desalento. Sei que estavas em condições de fazer 2:52-2:56.
    Não tenho muito para te dizer (até tenho, mas não aqui), o sal do desporto é este. Se te dissessem antes da prova: "toma lá a medalha e um diploma com 2:59 e vai para casa" não aceitavas, pois não? Gostas do sabor do desafio,certo? Mais desafios virão, uns serão superados e outros não. É mesmo assim.
    Neste momento, levanta a cabeça porque fizeste uma excelente preparação e ela vai dar frutos, não tenhas dúvidas. Felizmente, este "desaire" não se deveu a nenhuma lesão. Olhando a tua prestação noutra perspetiva, não chegou ninguém à tua frente com a tua idade ou mais novo e duvido de que os que chegaram à tua frente não tenham mais tempo de atletismo do que tu.

    Mantém a garra e o futuro sorri-te :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Rui, embora ainda custe um bocado quando olho para trás e vejo que podia ter feito melhor.
      Mas vou fazer como tu e os outros me disseram, levantar a cabeça e sentir o orgulho de me ter tornado Maratonista ;)

      Abraço!

      Eliminar
    2. O facto de teres feito um post acerca do assunto e a maneira como o abordas no texto (até mesmo no título) mostram que estás a assimilar o que se passou.
      Após a próxima prova, a ferida fecha definitivamente e só fica uma cicatriz (aquilo que aprendeste).

      Abraço e bons treinos!

      Eliminar