terça-feira, 26 de março de 2013

23ª Meia Maratona de Lisboa - A Minha 5ª Meia

Ora como já é da praxe em dias de provas, embora tivesse previsto acordar as 6:00h, já pouco passava das 5:00h quando despertei. Mas desta vez nem fui por vontade própria mas devido a um barulhinho nos estores, vou espreitar e, surpresa das surpresas, chove a potes. Lindo...
Volto para a cama, só para fazer tempo já que para dormir mais era para esquecer, e quando chegam as 6:00 lá me levanto e faço os rituais habituais destes dias de prova.

Chegam as 7:15h, saio de casa para apanhar o autocarro e lá vou eu para Entrecampos. Chegado à estação, encontro um companheiro destas andanças (que já lá estava desde as 6:30h!!), metemos conversa e bora que o comboio já chegou.  Chegando ao Pragal vamos nas calmas até à zona da partida, ficando o mais à frente possível, para depois apanharmos a habitual seca até à hora de partida.
Felizmente o speaker até estava bastante animado (se bem que lá para o fim, o homem já estava a ficar meio chatinho =P) e por entre dedos de conversa e ameaças de chuva, o tempo lá fui passando.

Por volta das 10:00h é que começam os problemas, o 1º foi que ao contrário dos 2 outros anos não tive qualquer espaço para aquecer, não sei se foi por ter havido mais participantes ou se foi por outro motivo, mas apenas sabia que os 1ºs kms iam doer, pois ia passar de totalmente parado, para ritmos abaixo dos 4:00min/km. O 2º problema foi que a 15min deu-me para ir à casa de banho, e simplesmente não podia tal era a quantidade de gente que tinha que atravessar (ainda tentei ir pedir aos seguranças à frente, mas disseram que já não dava...). Tive que me relegar e aguentar...

E finalmente chegam as 10:30h e dá-se a partida! Como é da praxe nestas provas grandes, as 1ªs centenas de metros são para ultrapassar os mais lentos, aqueles que simplesmente não facilitam a passagem a quem vai mais rápido, mas sobretudo aqueles que de repente se lembram de tirar uma foto toda janota quando têm um mar de gente a correr atrás. Enfim, cada maluco com a sua pancada...
Devido a este (algo) habitual contratempo, o 1ºkm foi bastante mais lento do previsto mas ao menos deu para semi-aquecer.

Do 2ºkm e até ao 9º pouco há a dizer, tudo estava dentro do plano e se tivesse continuado assim, até podia ter feito um tempo bem abaixo daquilo que estava planeado. O único senão durante estes kms, foi que a minha banda cardíaca começou a deslizar pelo peito abaixo, e practicamente a cada 300m lá tinha que a puxar para cima. Até que houve uma altura onde me fartei e simplesmente tirei a dita, e passei a correr guiando-me só pelo ritmo (a FC até estava muito bem até me ter acontecido isto).

Após o 9ºkm, foi o onde a pior parte da prova começou. É que para além desta parte ser uma recta quase interminável, coisa que eu não gosto nada, neste dia estava bastante vento em contra e depois foi o que foi.
Ao início ainda pensei que talvez o vento em contra fosse de pouca dura, mas os kms foram passando, o ritmo estava a ser bem mais elevado do que o planeado e o objectivo inicial pura e simplesmente esfumou-se.
Depois claro, veio a parte psicológica, e aqueles sentimentos negativos todos que não ajudavam em nada. Amaldiçoava os "tartarugas" que deviam ter ficado na cama em vez de irem empatar, chamava nomes aqueles que deixavam as garrafas e as tampas no meio do piso (e aos "turistas" da Mini que lançavam o seu lixo para o percurso da Meia), e chamei de tudo e mais alguma coisa ao vento que teimava em não me deixar sequer aproximar dos ritmos a que queria, e sabia que podia, ter feito.
Os únicos momentos de pausa durante esta batalha mental, foram quando os atletas de elite passavam e eu simplesmente admirava a velocidade invejável a que aqueles homens e mulheres iam, e me perguntava se alguma vez vou chegar perto disso.
E assim foi a coisa até ao retorno em Algés. Depois disso o vento deixou de ser o vilão e limitei-me a usar o que restava das forças até à meta.
Acabei por terminar a prova com um tempo de chip de 1:22:33h (1:22:55h de oficial).



Depois disso, foi tempo de comer a banana + geladinho (muito bom =P). Só não cheguei a ir aos Pastéis de Belém, pois a tinha a boleia à espera e aquilo já estava a abarrotar de gente. Depois, siga para casa para ir "digerir" a prova.

Sinceramente, não sei se para o ano irei voltar. É que embora goste bastante do percurso, a logistica que esta prova me abriga a fazer é muita. E nem é pelo acordar cedo, mas mais pelo ter estar mais de 2 horas à seca, só para conseguir partir à frente e, ainda assim, partir sem fazer qualquer aquecimento. E depois se associarmos aquela confusão toda no início... não sei não, para o ano vou ter de avaliar muito bem a situação.

Só para terminar, algo que nunca percebi nesta prova, é o facto de darem as bananas quando faltam menos de 2km para o fim. É que não faz sentido nenhum. Ainda se fosse entre os 12/13km e os 16km, que é quando uma boa parte do pessoal faz 1 hora de prova ainda fazia sentido, agora assim, acho que é só mesmo para o pessoal estar a espalhar cascas de banana para os outros escorregarem...

E por agora é tudo, o próximo desafio vão ser os 20km Cascais-Lisboa no dia 21 de Abril.
Até lá, um abraço e boas corridas!

18 comentários:

  1. É engraçado, mas todos, dos mais rápidos aos mais lentos, acabámos por fazer uma prova muito semelhante, com dificuldade nos mesmos quilómetros e as queixas comuns!
    De qualquer forma o teu tempo é formidável, não estás muito longe de sonhar com tempos de elite! ;)

    Parabéns!

    Beijinhos e boa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pelo que tenho lido houve muita gente com problemas durante esta prova. Acho que já é mesmo da praxe =P

      Bjs

      Eliminar
  2. Parabéns kayro, fizeste um excelente registo.

    Ainda andei com o Tiago a ver se te via mas não conseguimos.

    Quando dizes,
    "...quando os atletas de elite passavam e eu simplesmente admirava a velocidade invejável a que aqueles homens e mulheres iam, e me perguntava se alguma vez vou chegar perto disso."

    acredita que é mais ou menos o sentimento que tenho quando te vejo a passar.

    Boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei nisto, no final de 2010, estava mais ou menos onde tu estás, por isso acredita que não é assim tão dificil de chegar a onde eu estou.
      Com esforço e dedicação, vais ver que daqui a uns tempos estás a correr ao meu lado ;)

      Eliminar
  3. No strava deu bem para ver a diferença de pace a partir de um certo quilometro. Bem, mas não penses mais nisso, fizeste um excelente tempo e certamente continuarás a melhorar! Há provas e provas!

    Um abraço e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu sei, mas mesmo assim fiquei todo lixado pois já andava com aquele objectivo na cabeça, quase desde que acabei a Maratona. Mas enfim, na próxima Meia lá faço a 1h20 =P

      Abraço

      Eliminar
  4. Muito bom tempo! Há mais Meias Maratonas para melhorar. Eu não notei muito vento de frente. Estou habituado a treinar naquela zona e até esteve bastante soft comparado com o que apanhei nas semanas anteriores. Bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então nem quero imaginar como me corria a prova se tivesse o vento de que estás a falar.
      Se com os meus 57kg, aquele vento já era demais, então se fosse mais forte se calhar voava em sentido contrário =P

      Abraço

      Eliminar
  5. Boas, parabéns pelo tempo conseguido, não foi o que querias mas foi bom. Essas peripécias que contas acontecem em todas as provas, e quanto mais populares pior. Para um melhor tempo, talvez fosse melhor apostares numa Meia menos concorrida e com um percurso bom. Aí para baixo não conheço nada...aqui por cima, a Meia de Viana ou de Cortegaça são excelentes para bons tempos.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essas Meias aí para cima até eram boas, mas acabariam por me ficar caras demais.

      Abraço e continuação de uma boa preparação para a Maratona ;)

      Eliminar
  6. 1h22m??!!!?? MUITOS PARABÉNS!
    Tens noção que corres para caraças!?? Espectáculo!
    Também concordo contigo, toda a logística e a confusão que é nesta prova não nos fazem adorá-la.É muita gente para o meu gosto.
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh, mas olha que não é assim tanto =P
      E sim concordo que nestas provas é gente a mais. Agora que já tenho uma dose de provas corridas, começo a gostar cada vez mais daquelas com menos gente (à volta de 1000 participantes).

      Bjs

      Eliminar
  7. Grande prova Kayro. E não correu como querias. ;)
    Também pensei o mesmo das bananas, o porquê de virem tão tarde. Claro que naquela altura nem lhes toquei, eu queria era chegar à meta. :)

    Abraço e parabéns pela óptima prova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também não. Achei aquilo mais um desperdicio de fruta do que outra coisa.
      Mas ao menos este ano já usaram o isotonico em copos. Nos outros anos até metia impressão ver tanta garrafa de powerade, practicamente cheia, deitada fora.

      Eliminar
  8. Excelente tempo numa prova em que não é fácil correr para tempos!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta até dá para fazer tempos jeitosos, tem é que se partir ou de Algés ou com os tipos dos dorsais VIP ;)

      Eliminar
  9. Excelente resultado. Parabéns. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago, e parabéns pelo concretizar do sonho! ;)
      Abraço

      Eliminar