quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

G.P. Fim da Europa - A Minha Prova


Um pouco atrasado mas cá vai:
Esta prova começou, para mim,  no dia 26 quando ao  ver os horários dos comboios vi que havia a possibilidade dos mesmos não circularem. Fixe...
Felizmente lá consegui pedir à minha mãe para me dar boleia até Sintra, e se possível, esperar na chegada.

Chegando a Sintra vê-se que o tempo não estava muito melhor do que quando saí de casa, chuvia, mas ao menos não havia vento e o frio também não era nada de especial.
Levento o dorsal, não devo ter demorado mais de 3 mins na fila (espectáculo), e acompanho a minha mãe até a um café, e espero pela hora de fazer o aquecimento.
Chegam as 9:30h e começo a aquecer, felizmente é nesta altura que pára de chuver (ganda S.Pedro!), e é também  nesta altura que cruzo-me com o João Lima, a Isa e a Rute e ainda com mais algum pessoal conhecido.

 10h00, dá-se o tiro de partida e lá vamos nós, a subir claro...
Toca a subir!
Aqui cometo o erro de me colar aos tipos da frente e de não me conter durante estes 1ºs kms.
Passa o 1ºkm e começo a sentir o preço do meu erro, mas ao mesmo tempo vejo que não ninguém a passar por mim.
Ou seja, até estava a ir bem, mesmo indo a mais de 5min/km (para quem agora corre provas de 10km abaixo de 3:50min/km, e estava na linha da frente, isto era bem baixo), mas a dificuldade da subida assim o exigia.
Também durante esta subida dá para ver bem os estragos do temporal na linda Serra de Sintra.

Mas, ao chegar ao 3km, e embora a F.C. até estar dentro do normal para uma subida daquelas, as pernas já estavam a começar a falhar.
Nisto aparece o companheiro nº1. Dá-me força para aguentar os metros finais da subida,  e pergunta-me para que tempo vou, digo que vou "tentar" fazer 1h05min e ele responde-me que também ia para isso, e lá vamos os 2.
Como nunca tinha feito esta prova, aproveitei o facto do meu companheiro já a ter feito e ia agora a fazer de co-piloto, dizendo-me exactamente onde ia haver uma subida e onde acabava.
E assim continuou, até cerca do 7ºkm. Como já estávamos em "plano" as pernas não o conseguiam acompanhar, fiquei para trás e foi aqui que fui apanhado por uns 3 atletas.

A partir daqui e até ao 10ºkm fiquei completamente só, vendo apenas uma fraca imagem, devido ao nevoeiro, do atleta à minha frente e sem ouvir qualquer passada atrás.
Mas tenho que dizer que gostei bastante desta parte, correr ali no meio da Serra, a ouvir apenas a minha respiração e as minhas passadas, e ver aquele nevoeiro a envolver tudo à minha volta, deu um sabor muito especial àqueles Kms.

Nisto chegamos ao mítico 10ºkm. Ora pensei eu que quem já tinha feito 4km sempre a subir, e que já faz muitas subidas em treinos, facilmente faria uma subida de 1km mas um pouco mais inclinada.
Pensei eu...
Nunca me tinha custado tanto fazer uma subida, e foram várias vezes que pensei em andar.
Mas, foi aqui que apareceu o companheiro nº2. Comecei a ouvir passadas atrás e alguém a gritar "Força! Não desiste! Tá quase!"
E rapidamente as palavras que ouvia lá atrás estavam já ao meu lado, e foi graças a elas que não me fui abaixo. É verdade que quando chegámos ao fim da subida tinha as coxas a arder, mas mandei cá um grito de alegria quando ambos chegámos ao cimo!

Com a meta à vista
Depois disso, foi sempre a descer. Curiosamente o companheiro nº2 nunca parou de dizer "Força!" e assim foi até ao fim.
Cortei a meta com 1:06:26h e fui 13º da geral (melhor resultado de sempre!!), um pouco acima do que queria mas tendo em conta a dureza das subidas, fui um excelente tempo.

Depois lá fui agradecer pessoalmente a ambos os companheiros. Para terminar,  a cereja no topo do bolo, foram os  quase 2km até à Azóia (e onde me cruzei com o Tiago), a subir obviamente, que foi onde a minha mãe tinha ficado.
Foi engraçado ver a cara dos outros corredores quando iam a descer e olhavam para mim. Um até me perguntou "já acabaste?" e quando lhe respondi que sim ele ficou cá com uma cara de espanto =P

Resumindo, adorei a prova! Adorei a dureza do percurso, adorei a paisagem, adorei particularmente o companheirismo e definitivamente vou voltar, nem que para isso tenha que me inscrever com 6 meses de antecedência!
E com isto, o G.P. Fim da Europa passa para o º1 lugar de provas preferidas!



Um abraço e boas corridas!

12 comentários:

  1. Uau, grande prova, sim senhor! 1h06 nesta prova não é nada fácil (o que se prova por teres sido o 13º!). Estás de parabéns!!!
    É, sem dúvida, uma prova a repetir.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, em 2014 lá estarei outra vez! :D
      Bjs

      Eliminar
  2. Grande prova. Grande prestação! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Excelente prova e resultado. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Grande!!! Tu voas!!!
    Parabéns Kayro.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas só nos kms a descer, porque nos outros parecia que tinha 2 blocos de cimento nos pés =P
      Abraço

      Eliminar
  5. Muitos parabéns pelo resultado. Foste sempre a voar. Esta prova realmente é espetacular e também está em 1º lugar na minha lista de preferências. Lembro-me bem de passar por ti perto da Azóia (eu a caminho da meta e tu já em sentido contrário) :)
    Abraço e continuação de boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por pouco não te reconheci, de tão embalado que tu ias na descida ;)
      Abraço

      Eliminar
  6. 13º da geral?!!?! Ganda maluco!!!
    Muitos Parabéns! Estás a evoluir imenso. Espectáculo!
    Pelo que leio nos vários blogues, acho que de ano para ano o "Fim da Europa" vai conquistando mais atletas.
    Beijos e continuação de óptimas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, acho que esta prova é daquelas que quando se experimenta nunca mais se quer perder!
      Bjs

      Eliminar