domingo, 23 de setembro de 2012

A 7ª Semana - 17/9 a 23/9

Passadas as primeiras 6 semanas, inicia-se agora o 2º mesociclo: Endurance + Lactate Threshold. Eu na semana passada, bem disse que esta semana ia levar uma tareia, e que tareia...

Segunda: ...
Terça: Tempo - 16km c/8km a uma média de 3:50min/km - 1:05:50h
Quarta: Médio-Longo - 23km - 1:38:47h
Quinta: Recuperação - 8km - 38:50m
Sexta: Médio-Longo - 19km - 1:21:51h
Sábado: Base - 11km c/10x100m - 49:12m
Domingo: Longo - 34km -  2:28:51h

Total Semanal:
6 treinos
Distância: 111km
Tempo: 8:03:21h
Ganho de Elevação: 1345m
Frequência Cardiaca Média: 164 bpm
Calorias: 5888 cal

E voltando a falar na tareia, começou com um tempo de 8km, no dia seguinte um "treinito" de 23km, seguindo-se um de 19km, que era para ser de 18km, mas como estava distraído (a vida não anda a correr bem de todo...) acabei for fazer mais 1km.
Depois no Sábado, e na véspera de fazer a maior distância que alguma vez corri na vida, um treino de 11km com 10 rectas de 100m.
A cereja no topo do bolo foram 34km. Até aos 20km as coisas iam bem, mas a partir daí as pernas já deixaram de cooperar como deviam (compreensivel, considerando os 2 treinos anteriores, para não falar que correr com pernas cansadas é a base deste plano). Acabei sem forças, o retorno à calma que costuma ser feito em trote, foi feito a caminhar bem devagarinho até casa.

Mas até nem correu mal, 2 horas depois já estava restabelecido. Se bem que se alguém me dissesse para ir correr, mandava-lhes um "banano" à cara =P
Outra coisa que este longão serviu, foi para ver a quantidade de água e de géis que vou beber/tomar durante a Maratona. Em principio, serão 150ml de água a cada 5km (que é como os abastecimentos estão distribuidos). Quanto aos géis tomei 2, um aos 12km e outro aos 24. Não senti falta de forças nos 10km finais, portanto a coisa correu bem. Para a prova devo seguir a mesma base, mas talvez comer mais qualquer coisa ao km 35 ou antes.

E pronto, com isto concluo a 7ª semana de treino. Venham as outras 11!!!

Boas corridas!

2 comentários:

  1. Bem...isso é que é correr.
    111 km numa semana é mesmo muito, pelo menos para mim...por enquanto ;)
    Mas a sério, na minha opinião de mera corredora principiante acho que organizas bem os treinos e és muito disciplinado.
    Por vezes a vida não corre como queremos, mas pensa que hão-de vir tempos melhores.
    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte da disciplina tem a ver com a experiencia. A 1ª metade do ano passado treinava à balda e andava sempre lesionado, inclusive estive quase 3 meses sem treinar, devido a uma lesão (que me obrigou a ir à fisio).
      Além disso, esta é a 1ª vez que estou a seguir um plano. Até aqui eu tirava dicas daqui e dali e fazia assim os meus treinos. Por isso queria ver se conseguia seguir a coisa à risca =P

      Boas corridas!

      Eliminar