segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

E Chegámos ao Fim

De 2012 claro ;)

Parece que ainda ontem foi dia 1 de Janeiro e já estamos a 31 de Dezembro, a apenas umas horas de entrarmos em 2013 (naquele que se avizinha ser um dos piores anos porque vamos passar).
Em termos pessoais, este foi dos piores anos para mim. Vários tipos de problemas apareceram, alguns dos quais ainda persistem e nem faço ideai até quando vão durar...

Mas em termos desportivos, acho que foi o meu melhor ano. Consegui fazer quase tudo a que me tinha proposto no início do ano, que foi baixar os tempos em todas as distâncias e concretizar o grande sonho de realizar a 1ª Maratona. É verdade que nem tudo correu como planeado, não consegui participar em todas as provas que tinha planeado no início, e houve provas onde pensava que ia fazer um bom tempo mas, depois aconteceram imprevistos que me impediram de fazer o resultado pretendido, a Corrida do Oriente e a Maratona foram duas dessas provas.

Como outros imprevistos, temos também as lesões. Este ano foi muito, mas muito melhor que o anterior. É verdade que tive bastantes, inclusive agora ando aqui com uma dor na sola do pé esquerdo que me anda a chatear muito, mas em comparação com 2011 foi muito melhor. No ano passado tive lesão atrás de lesão, em grande parte por mea culpa, pois para além de não ter um plano de treinos estruturado, não fazia reforço muscular nem alongamentos na quantidade desejada. Como prenda desse meu comportamento, tive uma paragem de quase 3 meses, com fisio à mistura e onde o facto de não poder correr, aliado às dores da lesão, me deitaram completamente abaixo.
Mas, felizmente que neste ano nada disso aconteceu, e a pior lesão que tive apenas me fez ter cerca de 2 semanas de paragem (tendinite nos isquiotibiais da perna esquerda).
Espero é que 2013 seja ainda mais generoso e me faço parar ainda menos, ou nada de todo, que isso é que era bem bom =P

Agora vou estudar o calendário de provas, e ver se consigo concretizar mais alguns do meus objectivos.

E agora, deixo aqui o resumo das minhas corridas neste 2012:
Nº de Actividades: 284 (274 treinos e 10 provas)
Nº de Kms Percorridos: 3792,79 km
Tempo Gasto: 274:27:11h
Ganho de Elevação: 53.224 m
Velocidade Média: 13,8km/h
Calorias Gastas: 221.833 calorias 

Só para dar uma ideia da distância, se partisse de casa e seguisse sempre em linha recta, ficava a apenas uma centena de kms de Moscovo. Fixe né? =P 

E só para terminar, quero apenas desejar um Bom Ano Novo a todos(as)! 
Que 2013 seja bem melhor que 2012 (se bem que vai ser muito difícil), que todos os vosso objectivos sejam realizados e claro, que corram muito ;)

Boas corridas e até 2013!! 





           


domingo, 30 de dezembro de 2012

Resumo da Semana

Natal, época festiva que normalmente se passa com a família e onde normalmente não mexemos uma palha e passamos o tempo a enfardar como se não houvesse amanhã. Pensava eu que ia ser assim...
São umas 9:00 da manhã e a minha mãe telefona-me a perguntar "Ai e tal não queres vir para aqui mais cedo e almoças/lanchas por cá?", "Tá bem" digo eu, como não tinha nada de especial para fazer, sempre lhe fazia mais um bocado de companhia e ainda tinha um bom almoço.

Chego lá a casa, mas não está... vou então ao café dela. Afinal ainda não o tinha fechado, e ainda tinha por despachar muitas encomendas de fritos de Natal.
Resultado, como faltavam ainda várias encomendas calhou-me a mim ajudar.
Lá fui eu por as mãos na massa (literalmente) e acabar os coscorões que faltavam. A minha mãe estendia a massa e fazia os tais cortes no meio, e eu fritava, passava pelo açúcar + canela e metia-os nas caixas.
Resultado, o almoçinho bom que me esperava esqueçe, comes um bife no pão e já vais com sorte =/

Depois de tarde, lá começou a chegar o resto do pessoal que só veio para encher o bucho. Mas, não havia cadeiras suficientes para a mesa...
Ora a quem é que calhou ir ao café buscar um par de cadeiras? A mim pois claro...
Lá vou eu rua acima buscá-las, e depois rua abaixo com elas, para depois subir 2 andares com elas (felizmente ela mora só no 2º).
Para culminar ainda faltavam umas coisas para a janta, e a quem é que calhou ir fazer os recadinhos todos? O "je" pois...
Ai e tal ele é atleta faz isso num instante, foi a desculpa de certas pessoas para fazerem aquilo que queria ter feito neste dia...

E eu a pensar que Natal é só ronha e engorda...
Mesmo assim, foi um dia muito bem passado!
E a pararoca toda de Natal? Ui! E os doces? Desses é melhor nem falar, pois a balança  ainda não se esqueceu deles.


Mas, como esta semana não foi só comida e ronha (felizmente?), aqui fica o resumo dos treinos da semana (incluindo o último treino do ano):
Segunda: ...
Terça: Base + Ritmo Maratona - 14km c/6km a uma média de 4:02 min/km - 58:29m
Quarta: Médio-Longo - 18km - 1:16:38h
Quinta: Recuperação - 10km c/8x100m - 47:02m
Sexta: Tempo - 15km c/7km a uma média de 3:47min/km - 1:01:18h
Sábado: Recuperação - 8km - 38:25m
Domingo: Médio-Longo - 24km - 1:41:45h

Total Semanal:
6 treinos
Distância: 89km
Tempo: 6:23:37h
Ganho de Elevação: 1210m
Frequência Cardiaca Média: 163 bpm
Calorias: 4486 cal

Este ano já não corro mais, agora só em 2013.
Tive foi pena de não ter participado na S.Silvestre de Lisboa. Esta prova marcou-me no ano passado, pois foi a minha última corrida do ano, e ainda por cima foi quando baixei dos 40min aos 10km. Mas, como não sabia que ia recuperar tão rápido da Maratona, joguei pelo seguro e não me inscrevi. Enfim, fica para uma próxima ;)
Amanhã talvez deixe um post com um apanhado geral do ano inteiro.

Boas corridas!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Resumo da Semana + Bom Natal

Afinal, parece que ainda não foi desta que o mundo acabou. Fica para uma próxima =P
Quanto aos treinos, correram bem. Voltei a fazer tempo, e hoje finalmente experimentei correr em Monsanto.

Segunda: ...
Terça: Base - 12km c/8x100m - 52:47m
Quarta: Médio-Longo - 17km - 1:12:31h
Quinta: Recuperação - 10km - 47:41m
Sexta: Tempo - 14km c/6km a uma média de 3:47min/km - 57:32m
Sábado: Recuperação - 8km - 38:00m
Domingo: Médio-Longo - 22km - 1:35:17h

Total Semanal:
6 treinos
Distância: 83km
Tempo: 6:03:48h
Ganho de Elevação: 1201m
Frequência Cardiaca Média: 161 bpm
Calorias: 4333 cal

Como disse, hoje resolvi ir para Monsanto. Como bom Lisboeta que sou, nunca lá tinha ido treinar, e não podia ter escolhido dia melhor... dia esse de nevoeiro. 
Tinha como objectivos conhecer os trilhos, perder-me e chegar vivo a casa (e de preferência sem quedas), mas só completei o 1º e 3º. Tentar perder-me ali, com aquele nevoeiro e ainda por cima sem ver quase vivalma, não dava muito jeito.
Além disso, não contei com a quantidade de subidas que havia para ali, por isso só fiz uns 8km por lá antes de voltar para trás.
Mesmo assim, gostei bastante do treino e definitivamente vou lá voltar (vou tentar fazer 1 treino por mês por lá).

E para terminar, desejo um Bom Natal a todos!!
Comam muito, ou pouco, mas caso seja muito, depois não se esqueçam de perder a banha toda extra com um bom treino(s) ;)

Bom Natal e boas corridas!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Último Treino

Ao que parece, há uma carrada de anos, uns tipos lá da América Central, que até tinham grandes conhecimentos em Matemática e Astronomia para além de outras coisas, resolveram criar um calendário.
Como tinham muito tempo livre, pois não podiam andar sempre a fazer cerimónias com sacrifícios humanos e tal, resolveram alongar esse calendário e mas, por alguma razão, só o fizeram até ao dia de amanhã, 21/12/2012.

Agora que estamos em cima dessa data, anda muita gente a dizer que o mundo vai acabar, que vai ser o Apocalipse e tal...
São inúmeras as teorias sobre este dia, vão desde ETs, a uma enorme tempestade Solar (esta até  é plausível, considerando que o nosso Sol está numa fase de maior actividade) e até a um planeta que vai aparecer de repente e vai chocar connosco.
Se quiserem perder algum tempo e ler mais sobre estas maluquices teorias todas, podem ir aqui (está tudo em Inglês).

Amanhã, eu cá vou mas é fazer o meu treininho, que agora o me interessa é perder peso para depois o ganhar (com mais umas  gramas pelo caminho) durante os dias 24 e 25.
Se o mundo acabar, acaba, mas por favor que seja depois de eu já ter treinado e tomado o pequeno almoço. É que se for para bater as botas, ao menos vou de barriga cheia =P

Boas corridas, e bom treino do Fim do Mundo!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ainda a Maratona + Resumo da Semana

Para quem ainda não viu, aqui fica  a reportagem que a RTP2 fez sobre Maratona de Lisboa:
                                          http://www.youtube.com/watch?v=LJbMa-P2sSA

Gostei principalmente de ver a reação da vencedora, a Anabela Gomes, quando estava no pódio.

Sobre os treinos desta semana, não há muito para dizer. Estive 2 dias de molho, de modo a recuperar das (poucas) dores musculares que tinha, e também para deixar descansar os tendões e repor os nivéis de glicogénio (pois foi isto que me lixou).
Mas na 4ª já voltei a treinar, juntando também o habitual reforço muscular. E embora todos os treinos desta  semana tenham sido de recuperação (Domingo houve uma semi-excepção), dá para ver que o corpo já está bem recuperado.

Segunda: ...
Terça: ...
Quarta: Recuperação - 8km - 38:25m
Quinta: Recuperação - 6km - 28:51m
Sexta: Recuperação - 10km - 48:00m
Sábado: Recuperação - 8km - 38:00m
Domingo: Recuperação + Base - 14km c/9km a ritmo de recuperação + 5km a ritmo base - 1:04:24h

Total Semanal:
5 treinos
Distância: 46km
Tempo: 3:37:39h
Ganho de Elevação: 674m
Frequência Cardiaca Média: 150 bpm
Calorias: 2423 cal


Como as pernas responderam muito bem ao treino de Domingo, esta semana já devo começar a meter treinos mais longos (acima da hora), mas ainda me vou conter com a velocidade.
Esse tipo de treinos fica para depois do Natal.  Sempre vai ajudar a perder o peso todo que vou ganhar durante a época da engorda =P

Boa semana e boas corridas!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

E a Maratona, pá?

Bem, em primeiro lugar peço desculpa por ainda não ter escrito nada sobre a prova. Mas depois do que me aconteceu durante a prova, não estava com vontade nenhuma de descrever o que me aconteceu.
Mas agora, como já dormi uns dias sobre o assunto, a vontade de voltar ao blog lá apareceu.

Então a coisa foi mais ou menos assim:
Tinha o despertador para as 6:00 mas mal passava das 4:00 e já estava desperto. Ainda insisti em dormir e lá consegui... durante cerca de 1 hora. Eram 5:30 e disse para mim mesmo que já não valia a pena, por isso lá me levantei, e comecei a tratar das coisas habituais.
O pequeno almoço foi o mesmo dos treinos longos, Nestum com leite. Como ainda faltavam 3 horas para a partida, carreguei um pouco mais no Nestum.

Depois de comer, começo a besuntar as zonas mais criticas com vaselina e lá me equipo. Faço as verificações de última hora, vejo se falta alguma coisa e se está tudo em ordem. Está tudo, por isso vamos embora!
Apanhei o autocarro, e como não havia trânsito cheguei ao estádio antes do previsto (deviam de ser umas 7:45).

Por volta das 8:00 comi uma banana, e depois foi aguentar a espera ao frio até às 8:30, que era para começar o aquecimento.
Ainda antes do aquecimento, deu para conhecer a Isa, a Rute, que iam fazer a Estafeta, e o João Lima. Mas ele estava tão nervoso que nem me reconheceu (também é normal quando, não tenho nehuma foto minha aqui).

Aquecimento rápido, e bora aguentar os 10min que faltam na partida.
E por fim dá-se o tiro! O 1º objectivo passa por passar pelo pessoal que devia ter ficado mais atrás, mas resolveu meter-se à frente, e encontrar a lebre das 3:00 horas.

Nisto já estamos quase no Areeiro e nem sinal da lebre, depois olho para o relógio e vejo o ritmo: 3:53 min/km!
São quase 12 seg por km a menos que o planeado, mas a surpresa é que a pulsação está abaixo do valor normal (estava a 167bpm em vez de 174bpm), portanto deixo-me ir.

Chego aos 10km com 41 minutos, tomo metade do 1º gel, água e ainda dá para receber algum apoio dos atletas da Estafeta (sabe sempre bem).
Depois a partir daqui apanho um atleta Espanhol, que vai ser o meu companheiro de prova até aos 20km, a lá vamos os 2.
15km, tomo a 2ª metade do 1º gel e mais água. Olho para o relógio novamente e vejo que vou num ritmo que me permitiria acabar a prova em cerca de 2:50h, isto para uma pulsação mais baixa do que em treino!

Aproveito a descida do Marquês até ao Terreiro do Paço para descançar as pernas, sem aumentar muito o ritmo.
Estamos quase a chegar ao abastecimento dos 20km e não sei porquê, mas o meu companheiro fica para trás. Como à nossa frente ia outro atleta, aproveito para fazer dele a minha lebre.
Nisto chego à partida da Meia, olho para o relógio e vejo 1:25:06h! Espectáculo!

Mas depois começou a parte que considero a pior do percurso, a recta interminável até Algés. O atleta que ia à minha frente ficou para trás, e fico practicamente sozinho durante a recta toda (já se vê muito poucos atletas e todos estão pelo menos a uns 100m).
Km 25, tomo a 1ª metade do 2º gel e empurro com mais água. Estava com um pouco de medo de ter alguma dor de burro, devido a estar a beber água em todos os abastecimentos (aconteceu.-me nos treinos), mas o corpo estava-se a dar muito bem.

Depois, finalmente chego a Algés, faz-se o retorno, e lá se volta para a recta interminável. Aqui ainda se vê menos atletas à minha frente, e ainda para mais agora tenho vento em contra (não muito, mas já com quase 30km nas pernas, aquilo faz mossa).
30km, tomo a 2ª metade do 2º, e último, gel e mais água.

Chego ao Cais do Sodré, e sinto-me aliviado de já ter passado pela pior parte. Agora era só aguentar a Almirante Reis.

Mas, como nem tudo corre como o planeado, como ás vezes uma pequena coisa estraga tudo, a única coisa que nunca, mas nunca pensei que me fosse acontecer, aconteceu.
Estava agora nos 36km, só faltava a subida e fiquei sem combustível...
Nos treinos de 30km, tomei os mesmos 2 geis que tomei durante a prova e senti-me bem durante o tempo todo, e logo agora esta merda acontece...

E eu que em todas as provas que já fiz, nunca parei nem desisti, vi-me agora forçado a parar e foram muitas as vezes onde pensei em ir-me embora dali.
Sentia-me tonto, como se me estivesse sentado e me tivesse levantado de repente. Sentia as pernas fortes, mas ao mesmo tempo sem forças para correr.
Foram vários os atletas, portugueses e estrangeiros, que passaram por mim e puxaram por mim, mas as palavras deles simplesmente não entravam na minha cabeça, ouvia-os mas ao mesmo tempo não.
Houve duas alturas onde ainda pensei que ia cair ao chão, mas lá me aguentei.

E para culminar tudo, quando o meu orgulho já estava na lama, passa por mim a lebre das 3:00h. E aí, finalmente caí na realidade, o meu grande objectivo foi-se, esfumou-se, foi comido, cospido, pisado, ect...
Mas tenho que agradecer ao atleta lebre, durante a subida foi ele que puxou (e muito!) não só por mim, mas por todos os outros que foram devorados pelo chamado muro.
Mesmo assim, e após ter feito a subida com o grupo das 3:00h, ainda tive que parar quando já só faltavam uns 400m para o fim. Depois lá arranjei forças paras os 400m finais.
E assim foi, passei a meta com 3:02:02h (tempo de chip).
Devia estar com um sorriso de orelha a orelha, mas só me apetecia gritar de fúria...
Estava tão mal que nem consegui festejar o cruzar da meta, e aquele que devia ter sido o meu melhor momento desportivo até à data, foi o meu 2º pior, e só me apetecia chorar, gritar e sair dali para fora.
Mas a 1ª coisa que fiz, foi comer. Ainda antes de sair da pista comi uma banana, bebi chá, comi a barra de cereais e ainda a maça que estavam no saco.
Depois, como tinha a minha mãe e avós ali, ainda lhes cravei para ir à barraquinha do pão/bolos. Aí mamei um salame, uma broa (aquele bolo pequeno, não o pão), meio pão com chouriço, e ainda uma merenda que a minha avó tinha trazido.
Não sei se esta fome toda foi de raiva ou se foi mesmo de necessidade. Só sei, que aí 1 hora depois já me sentia muito melhor, embora o orgulho ainda estivesse muribundo. E assim ficou até 3ª-feira...


Aquilo que mais me lixa, é que eu podia ter feito muito melhor, se tivesse aproveitado as bananas dos abastecimentos (principalmente a partir dos 25km), ou se tivesse trazido mais 1 ou 2 geis.
É que pernas, eu tinha. E mesmo sem forças, não senti grande dificuldade na Almirante Reis.
E inclusive, não fiquei quase nada dorido e ontem até já recomecei a treinar (embora todos os treinos desta semana sejam de recuperação).

Mas enfim, o que já está já está. E que isto me sirva de lição para provas futuras...
Agora vou-me mas é focar na recuperação, para depois voltar em força aos treinos, e focar-me nas provas de 2013.

Por fim, quero apenas desejar muitos parabéns aos outros recém Maratonistas. E claro, aos Meio-Maratonistas e Estafetas!
E também agradecer todo o apoio que me foi dado tanto antes como durante a prova!
E por agora é tudo.

Boas corridas!



sábado, 8 de dezembro de 2012

A 18ª Semana - 3/12 a 9/12

Ou a chamada semana 0.
E pronto já está! Os 4 meses de treino acabaram hoje, e tudo culmina amanhã na estreia dos meus 1ºs 42km.
Se vai correr bem? Eu espero que sim. Se vai ser fácil? Por um lado era bom se fosse, mas por outro se fosse fácil, a coisa não tinha piada porque, pelo menos para mim, a corrida tem a ver com o superarmo-nos a nós próprios. Se há uns tempos 10km era o meu auge, amanhã serão 42km, e daqui a uns tempos serão ainda mais.
Sim, porque ficar-me  "somente" por 42km é pouco, existe aí tanta prova acima disso, e já começo a sentir que tenho cá dentro um bichinho desses, simplesmente à espera de nutrição (leia-se kms, muitos kms).
Mas por agora, a cabeça está focada somente numa coisa: amanhã. E "mai" nada.

Segunda: ...
Terça: Recuperação - 11km - 53:27m
Quarta: Ensaio Geral - 11km c/3km a Ritmo de Maratona - 47:05m
Quinta: Recuperação - 8km - 37:58m
Sexta: Recuperação - 8km c/6x100m - 37:27m
Sábado: Recuperação - 6km - 28:46m
Domingo: Maratona - 42,195km - ??:??:??

Total Semanal:
5 treinos
Distância: 44km
Tempo: 3:24:43h
Ganho de Elevação: 654m
Frequência Cardiaca Média: 153 bpm
Calorias: 2413 cal

E, como agora não tenho que fazer senão queimar tempo, aqui fica o resumo geral destes 4 meses:
 Início - Fim: 6/8/12 a 8/12/12
Total de Treinos: 112
Total de Kms percorridos: 1709km
Tempo Total Gasto: 125h:19m:12s
Ganho de Elevação: 22.862m
Velocidade Média: 13.6km/h
Calorias Gastas: 89.995cal
F.C. Média: 161bpm

Apenas faltei 1 treino, o nem sequer dá 1% total do volume total, por isso acho que correu tudo 5*!
Para a próxima devo voltar a usar o mesmo plano, mas meto mais uns kms e mais um ou outro treino de velocidade.

Agora vou mas é descançar, encher a pança de hidratos, passar a tarde a ver filmes, e ir para a caminha cedo para ver amanhã consigo estar a pé às 6:00. Mas como já conheço o meu sono em dias de provas, já sei que devo estar desperto antes disso =/

Boas corridas e até amanhã!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Já cá canta!

Dorsal 1514, é esse o número mágico para a minha 1ª Maratona.
Não ligo muito ao simbolismo dos números, mas aquele "1" no ínicio dá um certo sabor especial á coisa =P
O que achei interessante foi o chip, desta vez está no dorsal e não nos ténis. Sempre é menos uma coisa com que me preocupar.

Hoje, durante o penúltimo treino, ainda pensei que me ia escapar da chuva (ontem tive sorte e fiz o treino antes do dilúvio), mas o S.Pedro lá me pregou uma rasteira e deu-me um duchezinho.
Agora espero é que Domingo as previsões se mantenham, 9ºC de minima e 14ºC de máxima com vento fraco. Para mim está perfeito.

E para terminar, ontem durante o almoço disse à minha avó:
Eu: "Domingo vou correr a Maratona."
Avó: "E isso começa onde?"
Lá começo a dizer o percurso e chego à parte do Colombo...
Avó: "Xiiiii, tanto?! Isso são quantos kms?"
Eu: "42."
Avó: "Xiiiiiiiiiiiiiiiiiii, no que é que tu te foste meter."
Eu: "Mas é para isso que tenho andado a correr tanto."
Avó: "Mas não te esqueças de ir bebendo água. Eles vão dando água ao longo do percurso, não?"
Eu: "Sim, dão. E não preocupes que eu vou bebendo, senão nem chegava ao fim."

Esta minha avó... =P

Amanhã tenho o último treino, só 6km para as pernas não adormecerem. Ainda estava a pensar fazer o treino em relva, mas com a chuvada a relva é mais um pântano... enfim =P

Falta agora 1 dia, 21 horas e 14 minutos!
Boas corridas!

domingo, 2 de dezembro de 2012

A 17ª Semana - 26/11 a 2/12

Para uma semana, onde tenho andado com os nervos em franja devido à aproximação do próximo Domingo, os treinos até correram muito bem!

Segunda: ...
Terça: Base - 11km c/8x100m - 47:24m
Quarta: Recuperação - 6km - 28:25m
Quinta: Séries - 13km - 2,5km de aq. + 3x1600m c/3:30m de recuperação + 3,53km de arref.
               Tempos: 5:28m; 5:31m; 5:35m
Sexta: Recuperação - 8km - 38:27m
Sábado: Recuperação - 10km c/8x100m - 46:42m
Domingo: Médio-Longo - 21km - 1:27:44h

Total Semanal:
6 treinos
Distância: 69km
Tempo: 5:01:54h
Ganho de Elevação: 1076m
Frequência Cardiaca Média: 160 bpm
Calorias: 3573 cal 

Estava a contar com que o último treino de séries corresse bem mal, mas para meu espanto, foi o melhor treino em pista do plano! Só a última é que correu pior, em grande parte devido ao vento em contra, mas se tivermos em conta que a média era para ser de 5:40m e acabou por ser de 5:31m, acho que posso dizer que foi um treino 5*!

O outro, e último, e importante treino da semana foi o último médio-longo. E tal como o de séries, correu lindamente, mesmo com os "agradáveis" 3ºC que estiveram durante o treino.
E deixou-me uma muito boa impressão sobre o meu futuro tempo na Meia (possivelmente a da ponte 25 de Abril).

Faltam-me somente 5 treinos durante esta próxima semana, 4 de recuperação e um que tem o nome de Ensaio Geral. A ideia era usar todo o equipamento que vou usar durante a prova, e depois fazer 11km com 3km ao ritmo de Maratona, mas como tem estado o friozinho não muito agradável, sou capaz de fazer o treino com o equipamento de Inverno.
O equipamento para a prova já está todo testado, falta só a t-shirt que vou buscar na 6ª-feira, por isso, acho que problemas não deveram existir.

Agora vamos é ver se a cabeça aguenta tanta espera! =P
Boas corridas!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Doente

Eu bem que queria ficar descansadinho nestes dias finais mas não consegui, fui contaminado. Tentei tomar todas as precauções necessárias, mas pelo vistos não foi suficiente.
Os 1ºs sintomas apareceram na 5ª-feira, logo após o último treino de séries. O que foi estranho, já que o treino correu mesmo bem.
Mas assim que apareceram, já não havia nada a fazer...

Mas o que é que eu tenho, perguntam? Constipação, gripe, uma outra virose?
Nah, é uma coisinha que em Inglês se dá o nome de taper madness ou,  a loucura do taper. Os principais sintomas são:
  • Fobia de germes
  • Especialista em Meteorologia (auto-proclamado)
  • Extra cuidado em todas as actividades recreativas ou laborais que sejam minimamente perigosas (subir o 1º degrau de um escadote conta)
  • Ignorar o que os outros dizem, e perguntar mentalmente "Mas porque raio ninguém fala na minha prova?!"
  • Perguntar constantemente a mim mesmo se ainda tenho alguma sanidade mental
  • Irritabilidade
  • Pensar na prova (desde que me levanto até ao deitar)
  • Começar a duvidar se tudo valeu a pena, e se vou sequer conseguir acabar;

E pronto, basicamente é isto de que padeço neste momento. Se isto tem cura? Ter até tem, que era voltar a treinar a quantidade de kms a que estava habituado, mas neste caso, o veneno é mais benéfico que a cura, pois vai  permitir o corpo descançar. Pena é a mente, essa vai sofrer até às 9:00 do dia 9...

Sábado que vem, é que acho que vai ser o pior dia. Mas aí, já devo ter a camisa de forças posta mais as correntes (tipo à Houdini) =P
Ou então, sou capaz de ir à Stock Killer na FIL durante a manhã, e aproveitar uns descontos para depois passar a tarde sem fazer nenhum.

E só para terminar, deixo aqui o resumo de Novembro:
Total - Novemro
27 treinos
Distância - 401,23 km
Tempo - 29:08:59 h
Ganho de Elevação - 5997 m
Velocidade Média - 13,8 km/h
Calorias - 20668 cal
Frequência Cardiaca Média - 160 bpm

Faltam agora 7 dias!!!
Boas corridas!